terça-feira, 23 de outubro de 2012

O ábaco e a numeração decimal

Diariamente, ao nos depararmos com alguma situação em que seja necessário o uso da aritmética, utilizamos automaticamente o sistema decimal. Contudo, esta é uma grande questão para aqueles que iniciam as primeiras compreensões sobre o referido sistema.
Compreender o sistema decimal, também foi um grande progresso na história da humanidade. Quando o homem utilizou uma pedrinha como representação simbólica dos seus dez dedos. Portanto, a representação do número 10 iniciou-se aquilo que poderia ser as primeiras premissas sobre o ábaco há aproximadamente 5.500 anos atrás na Mesopotâmia.
O ábaco é o mais antigo instrumento de cálculo e possui a mesma lógica que o nosso sistema de numeração, podemos dizer que é a representação concreta do sistema decimal. Nele é determinante o valor posicional, pois dependendo da posição em que se os números se encontram valores diferentes serão assumidos.
Utilizar esse recurso auxilia a criança na compreensão das regras do sistema de numeração decimal, além de ajudá-la nos procedimentos de cálculo e no desenvolvimento da memória.
Há vários tipos de ábaco, porém todos obedecem aos mesmos princípios e são variações do ábaco horizontal e do ábaco vertical.
O ábaco horizontal é constituído de uma moldura de madeira ou plástico onde estão afixados fios que podem ser de arame, madeira plástica ou linha. Esses fios formam linhas paralelas e podem ser denominados de fileiras. Em cada fileira correm dez contas. A primeira fileira representa a unidade, a segunda a dezena, a terceira a centena, a quarta a unidade de milhar, a quinta a dezena de milhar, a sexta a centena de milhar, a sétima a unidade de milhão, a oitava a dezena de milhão, a nona a centena de milhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário