

quarta-feira, 28 de novembro de 2012
terça-feira, 27 de novembro de 2012
A Prova

Quino, desiludido com o século
segunda-feira, 26 de novembro de 2012
quarta-feira, 14 de novembro de 2012
Vamos fazer uma festa?
Público
Alvo
Crianças de 10 anos. 5° Ano do Ensino Fundamental.
Crianças de 10 anos. 5° Ano do Ensino Fundamental.
Justificativa
Em
comemoração ao dia das crianças e dia do professor uma comemoração deveria ser
feita. Os alunos gostaram da ideia e partindo do interesse em organizar a festa,
alguns cálculos deveriam ser feitos.
Objetivo
Trabalhar
questões matemáticas relacionadas ao uso das operações na nossa vida diária;
Trabalhar
multiplicação e divisão como parte do cálculo essencial e facilitador;
Identificar
mililitros e litro;
Relacionar
e transformar litro em ml;
Estimular
o trabalho em equipe;
Refletir
sobre o consumo excessivo e sobre questões relacionadas ao uso do dinheiro;
Estratégia
Dispondo
a sala em círculo propus questões norteadoras que moveram o trabalho e
incitaram respostas:
Quantos
alunos temos na sala?
Quantos
salgadinhos comemos quando vamos a uma festa?
E
refrigerante, quantos litros tem numa garrafa?
Quantos
copos de refrigerante cada um consomem quando está numa festa?
Quantos
ml tem a caneca plástica em que bebemos o refrigerante?
Quantos
brigadeiros comemos quando vamos a uma festa?
Quanto
dinheiro será gasto em cada um desses elementos?
Qual
será o total de dinheiro que empreenderemos em nossa festa?
Quanto
ficará para cada um?
Metodologia
A partir
das questões norteadoras, as respostas foram dadas até que chegamos ao resultado
final. Todos deveriam anotar os resultados obtidos no seu caderno de
matemática. Os alunos foram convidados a
fazer os cálculos na lousa também (uma vez cada um). Temos 18 alunos na sala. Cada
um respondeu quantos salgadinhos comia e tiramos uma média. Começamos do número
5.
4
responderam 5;
1
respondeu 6;
8
responderam 8;
5
responderam 10.
O
maior número de pessoas (8) responderam 8 e o segundo lugar ficou para os que responderam
10. Fizemos a média entre 8+10 = 18:2 = 9.
Então, 9 seria a quantidade que encomendaríamos por pessoa.
Mas
quantos alunos temos? 17 e a uma professora = 18 pessoas.
Vamos
multiplicar o número de salgados por pessoa para ver quantos salgados serão
necessários: 9x18 = 162.
E
brigadeiro quanto comemos? Começamos do 3.
5
responderam 3;
6
responderam 4;
5
responderam 5;
2
responderam 6.
Em
primeiro lugar ficou 4 e em segundo 3. Contudo, como a média dava fracionada
optamos por 4.
4x18
= 72 docinhos.
Quantos
copos de refrigerante bebemos?
11
responderam 3;
4
responderam 4;
2
responderam 2;
1
respondeu 1.
Votamos
pela maioria e ficamos com a média de 3 copos.
Quanto
cabe de refrigerante dentro das nossas canecas de água. Quantos litros tem uma garrafa
de refrigerante?
No
copo medidor vimos que nas nossas canecas cabem 180 ml.
O
refrigerante mede 2l?
1
litro corresponde a 1000 ml.
2000
ml de refrigerante por garrafa.
Cada
um consumirá 3 copos 3x180 = 540 ml por aluno.
540
x o número de alunos (18) = 9720 litros
de refrigerante.
Se
cada garrafa tem 2 litros de quantas precisamos para que tenhamos 9.720 litros.
5 garrafas
tem 10 litros e sobram 280 ml.
E
o bolinho? Quantos precisamos? Qual sabor? Todos votaram chocolate. Precisamos
de 18.
Custo
total:
Quanto
dinheiro precisaremos?
Salgado = a unidade sai por R$ 0,40.
0,40x162
(número de salgados que julgamos necessário) = 64,80.
Bolinho/
Cup cake.
A
unidade custa R$ 3,00.
3x18
(número de pessoas da festa) = 54,00.
A
unidade do docinho custa também R$ 0,40.
0,40x72 (número de docinhos que julgamos
necessário) =28,80
A
unidade do refrigerante custa R$ 4,50.
4,50x5
(número de garrafas necessárias) = 22,50.
64,80+54+28,80+22,50
= 170,10.
O
total a ser gasto é de R$ 170,10.
Mas
quanto será gasto por pessoa? Como podemos calcular?
170:18
(número de pessoas) = R$ 9,40 por
pessoa.
Avaliação
A
avaliação foi feita durante o processo com a participação e questionamento dos
alunos e todo conhecimento prévio foi considerado. Quanto ao novo conceito
aprendido sobre litro e mililitro outras atividades serão propostas durante a
semana para reforçar as relações.
Resultado
A
atividade proposta chamou atenção das crianças que se mantiveram interessadas e
surpresas com a importância das relações matemáticas no nosso cotidiano. Ao
mesmo passo que alguns começaram a refletir sobre questões relacionadas ao
dinheiro e ao consumo excessivo.
Situações em que são utilizadas as operações matemáticas
1. Quando tenho que medir a quantidade de
colheres de achocolatado que quero colocar no meu leite.
2. Quando olho no relógio para saber a hora e
calcular quanto tempo falta para o intervalo.
3. Quando coloco algo para descongelar no microondas
e tento calcular o tempo pela quantidade de gelo que o alimento tem.
4. Quando preparo uma receita que está em
gramas, litros, ml, mg e transformo a informação em colheres, copos, etc.
5. Quando calculo o trajeto que o ônibus fará
até a minha casa.
6. Quando calculo quanto receberei de troco de
algo que comprei.
7. Quando vou ao caixa eletrônico depositar ou
sacar dinheiro.
8. Quando vou à feira e os alimentos são
pesados e a partir do peso é determinado o valor que vou pagar.
9. Quando utilizo os créditos do celular e
vejo quantos minutos usei, quanto será descontado e quantos reais ficarão em
crédito.
10. Quando coloco o condicionador de cabelo na
mão antes de colocar na cabeça para ver se está aquém ou além da quantidade
necessária.
11. Quando olho o galão de água e vejo quanto
ainda falta para acabar e calculo mais ou menos o consumo diário para me
certificar em quantos dias vai acabar e terei que trocá-lo.
12. Quando coloco uma calça apertada e penso
quantos kgs terei que ter a menos para a calça se ajustar ao corpo.
13. Quando encho o balde para lavar a cozinha e
vejo quantos baldes de água são necessários para tirar o sabão espalhado no
chão que esfreguei.
14. Quando estou lendo um livro e calculo
quantas páginas faltam para acabar o capítulo, quantos parágrafos faltam para
acabar a página e quantas linhas faltam para acabar o parágrafo.
15. Quando faço a chamada e na roda conto a
quantidade de alunos.
16. Quando
multiplico quantos litros de gasolina por km vou utilizar, quantos km vou
percorrer por semana e quanto de gasolina terei que colocar no carro.
17. Quando estou atrasada de manhã e tento
reduzir meu tempo para cumprir as tarefas essenciais.
18. Quando tento dividir igualmente as peças do
brinquedo de encaixar entre as crianças.
19. Quando como um chocolate e calculo quantas
calorias tem o alimento e quantas teria que gastar para não engordar.
20. Quando calculo quantos salgados são
necessários por pessoa e quanto sairá cada salgado.
21. Quando calculo a quantidade de bebida
necessária por pessoa e quantos litros de bebida serão necessários.
Exemplos de atividades feitas com ábaco
1 - Com o seu ábaco vamos representar o
número 530. Quantas peças teremos na centena, na dezena e na unidade?
Resposta: 5 peças na centena;
3 peças na dezena;
0 na unidade.
2 - O número representado no ábaco é
________.
Resposta: 265.
3 - Descubra
o resultado. Qual é o número representado na parte debaixo do ábaco? Qual é o
número representado na parte de cima?
Resposta: Número representado embaixo 167;
Número representa em cima 265.
4 - Qual é o resultado dessa adição?
A) Primeiro junte no seu ábaco dez
unidades e troque por uma dezena.
B)
Depois junte um grupo de dez dezenas e
troque por uma centena.
Resultado: 432.
quinta-feira, 8 de novembro de 2012
terça-feira, 6 de novembro de 2012
Atividade de Divisão
Leia a história com atenção e ajude as
formigas a solucionarem o problema.
Era uma vez...
Três
(3) formigas amigas: Formigordinha, Formimagrinha e
Formosura. Todos os dias, com a ordem da rainha, elas saíam bem cedinho do formigueiro
para recolher alimentos. Trabalhavam como coletoras.
Elas entregavam tudo que recolhiam para
a formiga contadora, que se chamava Formicontinha. Formicontinha anotava e
calculava tudo, principalmente quantas folhinhas cada formiga trazia.
Numa tarde, enquanto as três formigas
coletoras estavam levando os alimentos para Formicontinha contar, um grande
estrondo se ouviu no formigueiro. Era alguém apaixonado que, distraído, quase tropeçou
no formigueiro. Após o susto, um grande problema apareceu: todas as folhas que
as três coletoras recolheram estavam caídas no chão e Formicontinha ainda não
tinha anotado e calculado.
As formigas sabiam que no total tinham 15 folhas caídas e que naquele dia elas
haviam recolhido a mesma quantidade de
folhas.
E agora, quantas folhas cada uma das
formigas havia recolhido? Formicontinha já estava maluca de tanto contar. Vamos
ajudá-las a desvendar o mistério dessa divisão?
Cole nos círculos as folhinhas para
saber quantas cada formiga recolheu.
Resposta:
Cada formiga recolheu _______folhas.
quinta-feira, 1 de novembro de 2012
A equação do amor

Vamos considerar os números reais positivos a, t, e, o, m. Obteremos o valor real de x na equação:
.gif)
.gif)
Vamos elevar os dois membros da igualdade ao quadrado, obtendo:
.gif)
.gif)
Multiplicando ambos os membros por mo (sendo mo ≠ 0), obtemos:
.gif)
.gif)
Considerando a ≠ 0, vamos dividir os dois lados da igualdade por a, obtendo:
.gif)
.gif)
Matemático -
terça-feira, 30 de outubro de 2012
Que lição tirar de Gênio Indomável?
Por maior que seja o conhecimento sobre determinada área, é preciso obter formação humana para viver plenamente.
Genialidade lógica não equivale a inteligência emocional.
Filme: Gênio Indomável, dirigido por Gus Van Sant, com Matt Damon e Robin Williams, 1997.
A história: Will Hunting (Matt Damon) tem 20 anos e já registrou algumas passagens pela polícia. Trabalhando como servente em uma universidade, se revela um gênio em matemática. Ele faz terapia, por decisão judicial, mas não apresenta resultados de melhora porque debocha de todos os analistas. Até encontrar um com quem de se identifica.
Quem indica: O jornalista e escritor Eduardo Torelli. "A obra destaca a diferença entre inteligência e conhecimento, bem como a relevância do meio social na formação de um indivíduo. No entanto, o maior "aprendizado" do protagonista se dá por meio de um psicólogo que trará à luz os traumas e recalques do jovem super-dotado, para transformá-lo em um adulto capaz de exercer plenamente as potencialidades."
Por que ver: "Conhecimento não é tudo. O protagonista é muito bom matemática, mas em termos emocionais é uma criança de cinco anos. É muito legal perceber como a genialidade não é sinônimo de sucesso. Também é interessante mostrar o intelecto como uma forma de dar valor à sua vida, ao bem-estar. Ele é o típico aluno que pode decorar Shakespeare, mas nunca o sentiu", diz Leandro Alcerito, professor de biologia do Colégio Vértice, de São Paulo.
Que bom exemplo tirar: "Perceber como o saber construído pode servir de metáfora. As soluções dos problemas matemáticos são apresentados como soluções para problemas da vida, o que às vezes pode ser aplicado em sala de aula", observa o professor de artes, filosofia e sociologia Zilton Salgado.
A história: Will Hunting (Matt Damon) tem 20 anos e já registrou algumas passagens pela polícia. Trabalhando como servente em uma universidade, se revela um gênio em matemática. Ele faz terapia, por decisão judicial, mas não apresenta resultados de melhora porque debocha de todos os analistas. Até encontrar um com quem de se identifica.
Quem indica: O jornalista e escritor Eduardo Torelli. "A obra destaca a diferença entre inteligência e conhecimento, bem como a relevância do meio social na formação de um indivíduo. No entanto, o maior "aprendizado" do protagonista se dá por meio de um psicólogo que trará à luz os traumas e recalques do jovem super-dotado, para transformá-lo em um adulto capaz de exercer plenamente as potencialidades."
Por que ver: "Conhecimento não é tudo. O protagonista é muito bom matemática, mas em termos emocionais é uma criança de cinco anos. É muito legal perceber como a genialidade não é sinônimo de sucesso. Também é interessante mostrar o intelecto como uma forma de dar valor à sua vida, ao bem-estar. Ele é o típico aluno que pode decorar Shakespeare, mas nunca o sentiu", diz Leandro Alcerito, professor de biologia do Colégio Vértice, de São Paulo.
Que bom exemplo tirar: "Perceber como o saber construído pode servir de metáfora. As soluções dos problemas matemáticos são apresentados como soluções para problemas da vida, o que às vezes pode ser aplicado em sala de aula", observa o professor de artes, filosofia e sociologia Zilton Salgado.
Por
Gabriel Navarro
sábado, 27 de outubro de 2012
quarta-feira, 24 de outubro de 2012
Ábacos
O ábaco de pinos ou ábaco vertical.
Este ábaco pode ser feito de madeira ou sucatas e equivale ao mesmo sistema que o ábaco horizontal. Contudo, possui uma vantagem quanto à movimentação das peças que podem ser retiradas. Cada pino condiz com uma posição no sistema de numeração decimal. O primeiro pino da esquerda para direita representa a unidade, o posterior a dezena e o imediatamente posterior à centena e assim sucessivamente. Neste modelo cada vez que se agrupam 10 peças em uma haste ela deve ser trocada por uma peça que deve ser colada no pino à esquerda.
terça-feira, 23 de outubro de 2012
O ábaco e a numeração decimal
Diariamente, ao nos depararmos com alguma situação em que seja necessário o uso da aritmética, utilizamos automaticamente o sistema decimal. Contudo, esta é uma grande questão para aqueles que iniciam as primeiras compreensões sobre o referido sistema.
Compreender o sistema decimal, também foi um grande progresso na história da humanidade. Quando o homem utilizou uma pedrinha como representação simbólica dos seus dez dedos. Portanto, a representação do número 10 iniciou-se aquilo que poderia ser as primeiras premissas sobre o ábaco há aproximadamente 5.500 anos atrás na Mesopotâmia.
O ábaco é o mais antigo instrumento de cálculo e possui a mesma lógica que o nosso sistema de numeração, podemos dizer que é a representação concreta do sistema decimal. Nele é determinante o valor posicional, pois dependendo da posição em que se os números se encontram valores diferentes serão assumidos.
Utilizar esse recurso auxilia a criança na compreensão das regras do sistema de numeração decimal, além de ajudá-la nos procedimentos de cálculo e no desenvolvimento da memória.
Há vários tipos de ábaco, porém todos obedecem aos mesmos princípios e são variações do ábaco horizontal e do ábaco vertical.
O ábaco horizontal é constituído de uma moldura de madeira ou plástico onde estão afixados fios que podem ser de arame, madeira plástica ou linha. Esses fios formam linhas paralelas e podem ser denominados de fileiras. Em cada fileira correm dez contas. A primeira fileira representa a unidade, a segunda a dezena, a terceira a centena, a quarta a unidade de milhar, a quinta a dezena de milhar, a sexta a centena de milhar, a sétima a unidade de milhão, a oitava a dezena de milhão, a nona a centena de milhão.
segunda-feira, 15 de outubro de 2012
Festa para comemorar ou festa para calcular?
Aproveite a oportunidade da festa do dia das crianças e calcule junto com seus alunos os gastos que serão necessários. Coloque-os como corresponsáveis pela organização do evento. Essa foi a proposta que fizemos com os alunos do 5° Ano do Ensino Fundamental na rede privada da cidade de Campinas/SP.
A partir de uma votação sobre o que comeríamos e quanto comeríamos, calculamos a despesa da festa e quanto seria a divisão por pessoa.
O resultado foi uma festa muito gostosa e uma lição muito importante de matemática.
Por
Ana Carolina Santos
Por
Ana Carolina Santos
sábado, 6 de outubro de 2012
Multiplicando com os dedos
Você sabia que pode utilizar
os dedos para realizar multiplicações entre números de 6 a 10? Para isso, é
necessário identificar os dedos da seguinte forma:

Por exemplo, para calcular
8x9, encosta-se o dedo equivalente ao 8 no dedo equivalente ao
9 na outra mão, como mostra a figura abaixo.

O resultado será um número
de dois dígitos, onde o dígito das dezenas será igual à soma dos dedos que
estiverem abaixo (incluindo os que estão em contato), e o dígito das unidades
será igual à multiplicação dos dedos que estiverem acima. A figura a seguir
ilustra a multiplicação.

http://www.somatematica.com.br/curiosidades.php
Assinar:
Postagens (Atom)