quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Vamos fazer uma festa?

Público Alvo
Crianças de 10 anos. 5° Ano do Ensino Fundamental.

Justificativa
Em comemoração ao dia das crianças e dia do professor uma comemoração deveria ser feita. Os alunos gostaram da ideia e partindo do interesse em organizar a festa, alguns cálculos deveriam ser feitos.

Objetivo
Trabalhar questões matemáticas relacionadas ao uso das operações na nossa vida diária;
Trabalhar multiplicação e divisão como parte do cálculo essencial e facilitador;
Identificar mililitros e litro;
Relacionar e transformar litro em ml;
Estimular o trabalho em equipe;
Refletir sobre o consumo excessivo e sobre questões relacionadas ao uso do dinheiro;

Estratégia
Dispondo a sala em círculo propus questões norteadoras que moveram o trabalho e incitaram respostas:
Quantos alunos temos na sala?
Quantos salgadinhos comemos quando vamos a uma festa?
E refrigerante, quantos litros tem numa garrafa?
Quantos copos de refrigerante cada um consomem quando está numa festa?
Quantos ml tem a caneca plástica em que bebemos o refrigerante?
Quantos brigadeiros comemos quando vamos a uma festa?
Quanto dinheiro será gasto em cada um desses elementos?
Qual será o total de dinheiro que empreenderemos em nossa festa?
Quanto ficará para cada um?

Metodologia
A partir das questões norteadoras, as respostas foram dadas até que chegamos ao resultado final. Todos deveriam anotar os resultados obtidos no seu caderno de matemática.  Os alunos foram convidados a fazer os cálculos na lousa também (uma vez cada um). Temos 18 alunos na sala. Cada um respondeu quantos salgadinhos comia e tiramos uma média. Começamos do número 5.
4 responderam 5;
1 respondeu 6;
8 responderam 8;
5 responderam 10.
O maior número de pessoas (8) responderam 8 e o segundo lugar ficou para os que responderam 10.  Fizemos a média entre 8+10 = 18:2 = 9. Então, 9 seria a quantidade que encomendaríamos por pessoa.
Mas quantos alunos temos? 17 e a uma professora = 18 pessoas.
Vamos multiplicar o número de salgados por pessoa para ver quantos salgados serão necessários: 9x18 = 162.
E brigadeiro quanto comemos? Começamos do 3.
5 responderam 3;
6 responderam 4;
5 responderam 5;
2 responderam 6.
Em primeiro lugar ficou 4 e em segundo 3. Contudo, como a média dava fracionada optamos por 4.
4x18 = 72  docinhos.
Quantos copos de refrigerante bebemos?
11 responderam 3;
4 responderam 4;
2 responderam 2;
1 respondeu 1.
Votamos pela maioria e ficamos com a média de 3 copos.
Quanto cabe de refrigerante dentro das nossas canecas de água. Quantos litros tem uma garrafa de refrigerante?
No copo medidor vimos que nas nossas canecas cabem 180 ml.
O refrigerante mede 2l?
1 litro corresponde a 1000 ml.
2000 ml de refrigerante por garrafa.
Cada um consumirá 3 copos 3x180 = 540 ml por aluno.
540 x o número de alunos  (18) = 9720 litros de refrigerante.
Se cada garrafa tem 2 litros de quantas precisamos para que tenhamos 9.720 litros.
5 garrafas tem 10 litros e sobram 280 ml.
E o bolinho? Quantos precisamos? Qual sabor? Todos votaram chocolate. Precisamos de 18.
Custo total:
Quanto dinheiro precisaremos?
Salgado = a unidade sai por R$ 0,40.
0,40x162 (número de salgados que julgamos necessário) = 64,80.
Bolinho/ Cup cake.
A unidade custa R$ 3,00.
3x18 (número de pessoas da festa) = 54,00.
A unidade do docinho custa também R$ 0,40.
0,40x72 (número de docinhos que julgamos necessário) =28,80
A unidade do refrigerante custa R$ 4,50.
4,50x5 (número de garrafas necessárias) = 22,50.
64,80+54+28,80+22,50 = 170,10.
O total a ser gasto é de R$ 170,10.
Mas quanto será gasto por pessoa? Como podemos calcular?
170:18 (número de pessoas) =  R$ 9,40 por pessoa.

Avaliação
A avaliação foi feita durante o processo com a participação e questionamento dos alunos e todo conhecimento prévio foi considerado. Quanto ao novo conceito aprendido sobre litro e mililitro outras atividades serão propostas durante a semana para reforçar as relações.

Resultado
A atividade proposta chamou atenção das crianças que se mantiveram interessadas e surpresas com a importância das relações matemáticas no nosso cotidiano. Ao mesmo passo que alguns começaram a refletir sobre questões relacionadas ao dinheiro e ao consumo excessivo.

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