Público
Alvo
Crianças de 10 anos. 5° Ano do Ensino Fundamental.
Crianças de 10 anos. 5° Ano do Ensino Fundamental.
Justificativa
Em
comemoração ao dia das crianças e dia do professor uma comemoração deveria ser
feita. Os alunos gostaram da ideia e partindo do interesse em organizar a festa,
alguns cálculos deveriam ser feitos.
Objetivo
Trabalhar
questões matemáticas relacionadas ao uso das operações na nossa vida diária;
Trabalhar
multiplicação e divisão como parte do cálculo essencial e facilitador;
Identificar
mililitros e litro;
Relacionar
e transformar litro em ml;
Estimular
o trabalho em equipe;
Refletir
sobre o consumo excessivo e sobre questões relacionadas ao uso do dinheiro;
Estratégia
Dispondo
a sala em círculo propus questões norteadoras que moveram o trabalho e
incitaram respostas:
Quantos
alunos temos na sala?
Quantos
salgadinhos comemos quando vamos a uma festa?
E
refrigerante, quantos litros tem numa garrafa?
Quantos
copos de refrigerante cada um consomem quando está numa festa?
Quantos
ml tem a caneca plástica em que bebemos o refrigerante?
Quantos
brigadeiros comemos quando vamos a uma festa?
Quanto
dinheiro será gasto em cada um desses elementos?
Qual
será o total de dinheiro que empreenderemos em nossa festa?
Quanto
ficará para cada um?
Metodologia
A partir
das questões norteadoras, as respostas foram dadas até que chegamos ao resultado
final. Todos deveriam anotar os resultados obtidos no seu caderno de
matemática. Os alunos foram convidados a
fazer os cálculos na lousa também (uma vez cada um). Temos 18 alunos na sala. Cada
um respondeu quantos salgadinhos comia e tiramos uma média. Começamos do número
5.
4
responderam 5;
1
respondeu 6;
8
responderam 8;
5
responderam 10.
O
maior número de pessoas (8) responderam 8 e o segundo lugar ficou para os que responderam
10. Fizemos a média entre 8+10 = 18:2 = 9.
Então, 9 seria a quantidade que encomendaríamos por pessoa.
Mas
quantos alunos temos? 17 e a uma professora = 18 pessoas.
Vamos
multiplicar o número de salgados por pessoa para ver quantos salgados serão
necessários: 9x18 = 162.
E
brigadeiro quanto comemos? Começamos do 3.
5
responderam 3;
6
responderam 4;
5
responderam 5;
2
responderam 6.
Em
primeiro lugar ficou 4 e em segundo 3. Contudo, como a média dava fracionada
optamos por 4.
4x18
= 72 docinhos.
Quantos
copos de refrigerante bebemos?
11
responderam 3;
4
responderam 4;
2
responderam 2;
1
respondeu 1.
Votamos
pela maioria e ficamos com a média de 3 copos.
Quanto
cabe de refrigerante dentro das nossas canecas de água. Quantos litros tem uma garrafa
de refrigerante?
No
copo medidor vimos que nas nossas canecas cabem 180 ml.
O
refrigerante mede 2l?
1
litro corresponde a 1000 ml.
2000
ml de refrigerante por garrafa.
Cada
um consumirá 3 copos 3x180 = 540 ml por aluno.
540
x o número de alunos (18) = 9720 litros
de refrigerante.
Se
cada garrafa tem 2 litros de quantas precisamos para que tenhamos 9.720 litros.
5 garrafas
tem 10 litros e sobram 280 ml.
E
o bolinho? Quantos precisamos? Qual sabor? Todos votaram chocolate. Precisamos
de 18.
Custo
total:
Quanto
dinheiro precisaremos?
Salgado = a unidade sai por R$ 0,40.
0,40x162
(número de salgados que julgamos necessário) = 64,80.
Bolinho/
Cup cake.
A
unidade custa R$ 3,00.
3x18
(número de pessoas da festa) = 54,00.
A
unidade do docinho custa também R$ 0,40.
0,40x72 (número de docinhos que julgamos
necessário) =28,80
A
unidade do refrigerante custa R$ 4,50.
4,50x5
(número de garrafas necessárias) = 22,50.
64,80+54+28,80+22,50
= 170,10.
O
total a ser gasto é de R$ 170,10.
Mas
quanto será gasto por pessoa? Como podemos calcular?
170:18
(número de pessoas) = R$ 9,40 por
pessoa.
Avaliação
A
avaliação foi feita durante o processo com a participação e questionamento dos
alunos e todo conhecimento prévio foi considerado. Quanto ao novo conceito
aprendido sobre litro e mililitro outras atividades serão propostas durante a
semana para reforçar as relações.
Resultado
A
atividade proposta chamou atenção das crianças que se mantiveram interessadas e
surpresas com a importância das relações matemáticas no nosso cotidiano. Ao
mesmo passo que alguns começaram a refletir sobre questões relacionadas ao
dinheiro e ao consumo excessivo.
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